sexta-feira, 4 de maio de 2012

Projeto água EDUCAÇÃO INFANTIL


Projeto água

Duração: 1 semestre -Descobrir, investigar e ampliar o conhecimento sobre água, seus estados, características e transformações. Material: sucata, plástico transparente ou translúcido – potes, copos, baldes, vasilhas. Atividades: -Dispor de copos transparentes, água potável, pó para suco e colheres – provar a água pura, depois modificá-la com o pó, inclusive misturando sabores. -Como encher um balde? Usar diferentes embalagens para encher o balde, sem interferência do adulto. Tentar carregar o balde cheio. Esvaziar da mesma forma, jogando a água nas plantas e/ou jardim. Possíveis perguntas: Vamos experimentar a água? Como podemos sentir o cheiro da água? E como podemos mudar a cor, o cheiro e o gosto?
-Selecionar embalagens de diferentes materiais, tamanhos e formas, buchas, esponjas, tampas, pratos. Propor que se encham bacias para brincar com barquinhos e outros. Perguntas: Qual o melhor pote a escolher? Será melhor pegar o grande, que cabe mais, ou o pequeno, onde cabe menos, e volto mais rápido? Em qual bacia devo colocar a água?

Obs.: usar potes com furos, como vasos, e observar a reação da criança até que ela descubra o que fazer. -Fazer chá, gelo, lavar roupa de boneca, tomar banho de esguicho, misturar água e areia, derreter gelo, lavar panelinhas, dar banho nas bonecas, fazer bolhas de sabão. Brincadeiras com bexiga d’água. Que perguntas podem ajudar? - O que aconteceu com a água? - Para onde foi a água? - O que se transformou? (gosto, estado, etc) - O que se deu com a água?
- O pó virou água? (perguntas que recuperem a memória) -Assegurar acesso aos materiais e livre escolha. -Conversas dirigidas sobre desperdício, observação da caixa d’água e do hidrômetro. -Orientação para evitar desperdício na escovação de dentes e idas ao banheiro, demonstrando, na prática, o que se deve ou não fazer
ATIVIDADES PARA O DIA DA ÁGUA
Essas atividades com a água são a partir das sensações das crianças. VISÃO Que cor é a água? Colocar água em copos brancos e observar sua cor. A seguir colocar tempera colorido (cores primárias) e exploramos as cores que surgiram. Usar chá de marcela, café e outras substâncias. “A água é transparente” AUDIÇÃO _ Reproduzir em gravador (pode ser de celular, câmera digital) o som da água caindo em copo, balde, vidro, plástico. Colocar água em garrafinhas de vidro (cada uma com uma quantidade diferente de água) e bater nelas com um ferrinho. _ Comparar o som de uma gota de água caindo em diversos materiais diferentes (panela, potinho plástico, vidro, numa porção de água, na mão do amigo). _ Agitar as mão dentro de um tanque de água. _ se a escola for perto da praia (felizmente é o meu caso – morram de inveja), ir, observar o barulho das ondas, o movimento da marola, a cor da água, o cheiro...
 TATO Tocar na água com diversas substâncias Areia (meio copo de areia para um copo de água).
Maisena (mesma medida da areia) Sal (três colheres de sal para um copo de água) Açúcar (mesma medida do sal) Tocar na água morna, gelada, na temperatura ambiente.
PALADAR Provar água com sal, açúcar, café, chá, álcool, perfume (aproveitar para trabalhar noção matemática de muito e pouco – muito sal, muito açúcar....).
 OLFATO Cheirar a água pura Cheirar a água com diversas substâncias (vinagre, café, leite, perfume...).
OUTRAS ATIVIDADES
1. Jogo Derrete, Não Derrete. Usar vidrinhos vazios, tampinhas, copinhos de remédio, potinhos de tempera. Dentro de eles colocarem água e diversas substâncias (farinha, açúcar, grãos, bala, gelo, bolo tinta, giz, papel, terra, cola grama, casca de árvore, café solúvel, chocolate, leite, giz de cera, isopor, esponja, óleo, vinagre, cebola, comprimido de remédio). Usar etiquetas para classificar os vidrinhos e três bandejas. Em uma colocar “derrete”, na outra “não derrete” e na terceira deixar todos os recipientes com a água e a substância já misturada e classificada. Pode ser observado depois de algumas horas ou na aula seguinte. Separar nas bandejas o que derrete e o que não derrete. 2. Transportando Água Como podemos transportar a água? Transportar a água que se encontra em um balde para pequenas vasilhas. Sem material: Apenas com as mãos “Não dá? Então o que faremos? Com material: peneira, garrafa, furadas, regadores, copos, funis, pires, colheres...
3. Quantos Copos de Água Cabem Nessa Jarra? Colocar água em uma vasilha grande e escolher uma jarra. As crianças deverão transportar a água em copos até encher a jarra enquanto contam. Podem usar colheres para encher um copo. 4. Quem Enche Primeiro? É a mesma atividade acima, apenas divide a turma em equipes e cada equipe tem que encher seu recipiente. Vence quem encher primeiro. 5. Como Se Faz e o Que Acontece? O que acontece quando se tira cubos de gelo do congelador? O que se faz com cubos de gelo e como se faz cubos de gelo? Material: Um estoque de cubos de gelo (tirar da geladeira aos poucos) Recipientes diversos para fazer moldes. Desenvolvimento: Deixá-los brincar a vontade com o gelo e depois perguntar: _ Podemos fabricar gelo? Como? Encher novamente as formas e colocar no congelador.
6. Fogo e Água Nessa altura da aula, as crianças já sabem que gelo é água, então colocamos água em estado líquido no fogo para observarmos, depois colocamos gelo. Observar o vapor subindo: * Colocar um vidro no vapor e dar para as crianças tocarem * Colocar papel no vapor e observar.
Observação: Algumas das últimas atividades foram retiradas de documento da Web, mas não tenho os créditos. Se alguém souber quem as criou, favor avisar-me.

Um comentário: