domingo, 8 de abril de 2012

PROJETO : “CORPO EM CRESCIMENTO MENTE EM DESENVOLVIMENTO”


PROJETO : “CORPO EM CRESCIMENTO MENTE EM DESENVOLVIMENTO”
Informática Educativa
Professoras: Eliane Borges da Silva Mendes
Mª Aparecida Dias Azevedo Estevam


Plano de Curso :


Justificativa:

Considerando os interesses e as exigências da sociedade atual e a necessidade de adequar o ensino ás mudanças sociais, é preciso integrar a informática ao currículo escolar, pois os computadores fazem parte no nosso dia-a-dia, e a escola deve preparar o aluno para o futuro.
A informática contribui com a formação de alunos capazes de lidar com as novas tecnologias, então, empregar as utilidades e benefícios do uso do computador como recurso pedagógico contribui com a educação e o desenvolvimento da mente do aluno. O computador desperta a curiosidade e o interesse do aluno, por isso é preciso aproveitar esse recurso para despertar a sua vontade de aprender.
A informática educativa torna o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, com interesse de não apenas ensinar informática para os alunos, mas também ensinar conteúdos interdisciplinares com a interatividade proporcionada pelo computador. Com objetivo principal de mostrar para o aluno que o computador se bem aproveitado pode contribuir com seu estudo e o desenvolvimento da mente e aprendizagem.
Um computador com acesso a internet é uma janela para conhecer o mundo sem sair da escola, essa janela permite que o aluno vá em busca do conhecimento e descubra novas fontes de aprendizagem.
A informática é um importante recurso pedagógico, por isso, a escola precisa utilizar o computador e suas ferramentas como meio facilitador do processo de ensino-aprendizagem.
Segundo o MEC, Informática Educativa significa:
“A inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades da educação. Os assuntos de uma determinada disciplina da grade curricular são desenvolvidos por intermédio do computador.”

O uso da informática educativa proporciona resultados positivos como:
* Acessibilidade a informação, permite o acesso a fontes de pesquisa na internet.
* Autonomia nos trabalhos, facilita o desenvolvimento autônomo das atividades, contribuindo com o aprendizado individualizado.
* Interesse em aprender, o ambiente informatizado proporciona atividades mais dinâmicas e ativas que despertam o interesse do aluno.
* Criatividade, as diversas ferramentas disponíveis facilitam o desenvolvimento da criatividade dos alunos.
* Curiosidade, a internet abre novos caminhos, a pesquisa permite que o aluno vá em busca de respostas e descubra novas fontes de aprendizagem.
* Proporciona ao aluno acesso a informática, contribuindo com a inclusão digital.
* Contribui com sua formação social.
* Incentiva os estudos e a aprendizagem com abordagens interdisciplinares.
* Estimula o aluno na utilização dos recursos da informática como ferramenta de apoio as suas atividades escolares.
* Propicia o desenvolvimento da capacidade de criação, observação, interação e pesquisa.
* Estimula o raciocínio lógico.
* Desperta o prazer pela leitura e escrita.
* Proporciona momentos de lazer, diversão entretenimento e motivação.
* Incentiva o uso educativo da internet como meio que contribui para a construção do conhecimento.

Objetivos Gerais:

Promover o uso pedagógico da informática na educação básica, integrando a informática educativa com a proposta de ensino pedagógica da escola, a fim de desenvolver diversas habilidades com o uso do computador e contribuir com a educação e o desenvolvimento do aluno, estimulando o aprendizado, contemplando as diversas áreas do conhecimento de forma interdisciplinar.


Objetivos Específicos:

* Conhecer as partes do computador.
* Desenvolver aprendizagem cooperativa
* Definir software e hardware.
* Tornar o laboratório de informática ambiente atrativo e agradável.
* Realizar as atividades de interação com jogos pedagógicos.
* Utilizar o editor de texto para desenvolver a escrita e fazer a correção.
* Desenhar e pintar no programa de pintura.
* Resolver exercícios educativos usando o computador.
* Realizar estudos e pesquisa na internet em páginas educacionais.
* Utilizar a internet como fonte de conhecimentos e complemento dos estudos.
* Pesquisar na internet e desenvolver atividades sobre temas transversais.
* Explorar softwares disponíveis para uso na escola;
* Fortalecer auto estima proporcionando formação de um cidadão participativo e envolvidos com mudanças socioculturais e tecnológicas da sociedade


Conteúdo Programático:
·
* Software e Hardware;
* Partes do computador;
* Sistema Linux;
* Jogos pedagógicos (CD)
* Jogos pedagógicos em rede;
* Programa de Pintura;
* Calculadora;
* Internet;
* Projetos Multidisciplinares .
* Apresentação de Slides para trabalhar,os projetos: As partes de um computador, Boas maneiras, Higiene Pessoal, Bullying, violência doméstica, drogas,licitas e ilícitas, consciência negra e Meio ambiente .

Metodologia:

- Aula Teórica e Prática.
- Exercícios e atividades no computador.
- Exposição e Manuseio de Peças do computador.
- Pesquisa na internet.
- Atividades em PPT ( Power point)
- Desenvolvimento de projetos concomitantes com outras disciplinas que atendem o programa Mais Educação.


Recursos:

* Computadores com o Linux Educacional.
* Ferramentas operacionais:
- Editor de Texto.
- Programa de pintura.
- Data show
- Pen drive
- Cds
- Apresentação Eletrônica.
* Internet.
* slides.

Público-alvo:

Os alunos das series iniciais do ensino fundamental, que estudam em participam do Programa “ Mais Educação”.

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