domingo, 7 de fevereiro de 2010

PROJETO COPA DO MUNDO DE 2010



Justificativa
.
O futebol é uma das práticas culturais (esportivas) mais difundidas em âmbito nacional que necessita ser alvo de estudos científicos, na medida em que revela uma rede intrincada de significações. O futebol quando competitivo (profissional) visa à extração de um campeão e, conseqüentemente, rotula vencedores e perdedores. Quando inserido no contexto escolar, possui características específicas, sendo também permeado por tensões, competições, exclusões, inclusões, etc.
O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Neste período de copa do mundo devemos aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre a África do Sul trabalhando também os temas transversais: Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo.

Objetivo Geral
Este projeto visa um trabalho interdisciplinar, eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, o futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura. Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, idade, religião, classe social, nacionalidade e sexo.

Objetivos Específicos

Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.
Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.
Conhecer a história das copas.
Identificar cada país e os dias que jogam.
Respeitar e compreender o trabalho coletivo.

Período de Realização: Março a Junho de 2010

Metodologia

► Observação: Usar o laboratório de informática sempre que possível.

Sugestões de Trabalho

Sensibilização: Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.

Temas Transversais

Ética: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado, o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.
Organizar um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador. / Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme). / Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino

Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira)

Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós brasileiros herdamos.
Pode-se pedir que os alunos definam racismo, preconceito e discriminação e criem situações dramatizando esses conceitos para os colegas.
Peça aos seus alunos que tragam fotos de seus ídolos. Monte um mural com essas imagens. Verifique se há negros, orientais e representantes de diversas etnias. Avalie com a turma a porcentagem de ídolos brancos, negros e orientais. Quem tem mais destaque na TV?

Matemática
Jogo bem calculado
São muitos os números envolvidos numa competição: pontos, gols, faltas, impedimentos... A Matemática oferece as ferramentas necessárias para a turma interpretar esses dados, ler tabelas e fazer projeções.

Sugestões de atividades:
• Construção de gráficos para avaliar a evolução dos times
• Identificação de formas geométricas no campo
• Utilização de conhecimentos de geometria para entender as regras e as jogadas ensaiadas - que podem ser reproduzidas numa maquete
• Confecção de uma tabela com pontos ganhos, ranking de artilheiros, saldo de gols e outros dados significativos sobre o torneio.
• Análise das informações de tabela da Copa do Mundo para solucionar problemas e fazer projeções estatísticas
• Criar problemas.
• Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bicampeão)
Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final.
Quantidade de jogadores num jogo de futebol.
Os reservas da seleção (função)
Agenda da copa
O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...)

Língua Portuguesa
Papo mais coerente
Poucos assuntos provocam tantas discussões acaloradas como o futebol. O domínio da língua portuguesa ajuda a construir argumentos coerentes e a expressar as idéias com mais clareza e confiança.
Sugestões de atividades:
• Pesquisa de expressões futebolísticas que foram incorporadas ao vocabulário corrente: qual o significado original de cada uma dessas expressões e o uso que ela ganhou no idioma fora do contexto esportivo
• Comparação da linguagem usada pelos locutores de rádio e televisão com o texto escrito nos jornais e nas revistas para descrever os jogos
• Exercícios para desenvolver a argumentação, habilidade fundamental em qualquer conversa.
• O Hino Nacional - A letra do hino enfatizando as palavras que as pessoas mais erram; pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis.
• Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa).
• Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos, revistas, livros; leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles).
Língua Estrangeira
Campeonatos mundiais colocam em contato gente das mais diversas nacionalidades. O conhecimento de outros idiomas possibilita comunicação com essas pessoas e acesso aos universos culturais dos quais eles fazem parte.
Sugestões de atividades:
• Análise das expressões, imagens e gritos de guerra usados por torcedores das diferentes seleções.
• Busca em jornais e sites estrangeiros de notícias que falem sobre o desempenho do Brasil no maior torneio de futebol do planeta
• Pesquisa sobre as origens do futebol na Inglaterra, pátria mãe da língua inglesa.
• Criação de um site bilíngüe falando sobre o futebol brasileiro
História
Lances do passado
No Brasil, o futebol é mais que um esporte. É uma manifestação cultural - com uma história. Investigar suas raízes e transformações é uma forma de ampliar o olhar sobre ele e imprimir-lhe outros significados.
Sugestões de atividades:
• Pesquisa sobre o processo que transformou esse esporte em "paixão nacional"
• Identificação das características tipicamente brasileiras que estão sintetizadas no comportamento dos jogadores da nossa seleção
• Interpretação de charges que falem sobre a relação entre política e futebol
• Discussão sobre o patriotismo que surge na época da Copa, questionando por que ele não se mantém vivo em outros momentos.
• História das Copas
• Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes)
• Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários
• Mãos de obra temporária que surge em razão da copa
• Retrospectiva das Copas
Geografia
O mundo num estádio
Muito antes de se começar a falar em globalização, o esporte ignorava fronteiras. Os conhecimentos geográficos facilitam a interpretação dessas diferentes realidades que, a partir de maio, entrarão em campo.
Sugestões de atividades:
• Pesquisa sobre aspectos físicos, sociais, econômicos e humanos da África do Sul, o país-sede da Copa, para posterior comparação com os mesmos indicados brasileiros.
• Levantamento dos espaços - públicos e privados - usados para a prática do futebol na cidade de Anápolis.
• Confecção de um mapa com todos os países participantes da Copa, com destaque para o fuso horário de cada um. (o conceito de fuso horário).
• A Copa também da sentido ao mapa-múndi e a muitos nomes, fatos e conhecimentos geográficos e históricos. (quem já tinha ouvido falar na República dos Camarões antes de os "leões africanos" aparecem no cenário futebolístico, no Mundial de 1990); coloca no mesmo campo inimigos políticos (em 1998, os jogadores de Irã e Estados Unidos trocaram flores no gramado).
• Aproveitar a ocasião para explicar a dinâmica do sistema capitalista (a quantidade de marcas de patrocínio estampadas nos estádios e nas roupas dos jogadores nos ajuda a ver que não é só o futebol que está em jogo, mas o comércio de produtos, os atletas estão inseridos num sistema econômico que vê tudo como mercadorias).
• Localização no mapa da sede da Copa
Ciências
Experiências de Campo
Já é tradição a Copa revelar novidades tecnológicas: Estádios ultra modernos, uniformes com fibra especial, dieta para aumentar o rendimento dos atletas, avanços em telecomunicações. Ótimas dicas para as aulas de Ciências.
Sugestões de atividades:
• Demonstração de como as informações de imagem e som viajam de um ponto a outro do planeta.
• Pesquisa sobre os efeitos do doping e comparação com aditivos e suprimentos alimentares usados em academias.
• Estudo do funcionamento do corpo dos atletas durante as partidas. O que é adrenalina? Quando ela é liberada? Quais os seus efeitos? Quais os nutrientes necessários para um bom preparo físico?
• A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso.
• O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes; ••.
Artes
Explosão de criatividade
Fantasias, bandeirinhas, faixas, cartazes. O Brasil vive um momento de grande criatividade popular. Cabe ao professor estimular a turma a produzir e interpretar as manifestações visuais encontradas nos estádios.
Sugestões de atividades:
• Análise dos mascotes das Copas, que retratam os países-sedes. Criação de um para representar o Brasil.
• Estudo dos brasões e símbolos das seleções, com origem, influências estéticas, cores e formas utilizadas.
• Pesquisa de obras artísticas sobre o futebol (Cândido Portinari, um dos nossos maiores pintores, retratou um grupo de meninos disputando pelada em sua cidade natal "Futebol em Brodósqui").
• Interpretação de letras de músicas e gritos de guerra cantados pelas torcidas.
• Observação da arquitetura dos estádios, relacionando o estilo com o lugar que foram construídos.
• A Bandeira Brasileira - As bandeiras dos países que estão sediando a Copa - As bandeiras dos demais países
• Música de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol (É Uma Partida de Futebol - Skank), bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol•.

68 comentários:

  1. Adorei seu projeto. Vou levar para a escola em que trabalho e colocar em prática.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu projeto. Peguei emprestado algumas idéias... Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela criatividade. Gostei muito do projeto. Pretendo colocar em prática algumas ideias.

    ResponderExcluir
  4. otimo projeto! parabens pela criatividade, sou professor de historia e geografia e vou adapta-lo para minhas necessidades...

    valew

    ResponderExcluir
  5. OI, SOU UMA BLOGUEIRA NOVATA, MAS ESTOU MUITO ENTUSIASMADA.
    GOSTEI MUITOOOOOOOOO DO SEU BLOG E VOU TORNAR-ME ASSÍDUA!
    BJNHOS!!!

    ResponderExcluir
  6. muito bom vou usar o projeto copa do mundo 2010 na escola que trabalho...

    ResponderExcluir
  7. Sou Professor de Educação Fisica e tenho algo parecido... Acrescentaria ao projeto, a Educação Física, mostrando os vídeos sobre histórias das copas e as vestimentas da época, como as pessoas se vestiam para ir aos estádios, torneio interclasses antes e pós jogos de futebol de salão, para representar o futebol de campo... e muito mais relacionado a Educação Física..

    rogerio Alves godoy
    e-mail: falaseriorogerio@hotmail.com

    parabéns pelo Projeto... agora vamos executá-lo.

    ResponderExcluir
  8. olá..achei seu blog por acaso..
    adorei..parabéns..sou professora de língua estrangeira...emprestei algumas das suas sugestões!!!
    abraços...

    ResponderExcluir
  9. Maravilhoso!!! Adorei... vou levar p/ escola algumas ideias. Bjus..

    ResponderExcluir
  10. Hoje em pleno DESESPERO para encontrar algo diferente para o projeto da escola sobre a Copa 2010, tive o PRAZER de encontrar seu blog!! Muito obrigada por compartilhar conosco seu rico trabalho! Bjs

    ResponderExcluir
  11. Mto interessante essa proposta de trabalho. Peço licença para usar muitas ideias na atividade que vamos desenvolver na minha escola.
    Obrigado
    Luis Fernandes

    ResponderExcluir
  12. Adorei seu blog! Só um lembrete (não querendo ser chata, ok? rs), o projeto precisa de bibliografia, só para sabermos a fonte. Beijocas. Jaqueline Seabra

    ResponderExcluir
  13. Seu blog está muito interessante! retirei algumas atividades para trabalhar na minha escola. Obrigada!
    Lêda Maria

    ResponderExcluir
  14. são muitas as opções de trabalho,é bem amplo esse projeto,amei.Deus continue abençoando vc e lhe inspirando cada vez mais um abraço! Renata-cbg

    ResponderExcluir
  15. Mª Amei seu blog. Tirei idéias para trabalhar - Copa 2010 e Meio ambiente.
    Obrigada. Bjus.

    ResponderExcluir
  16. Muito legal compartilhar ... E o que nos torna mais humanos...

    ResponderExcluir
  17. Olá, Edma...

    Adorei seu blog e o propósito dele, ou seja, partilhar. Também tenho um blog que tem esse objetivo. Parabéns, pela iniciativa e criatividade. Aceita o selinho "Este blog inspira-me", vai ao meu cantinho para pegá-lo. Bjos

    ResponderExcluir
  18. Margo Santos
    Sou professora de História da Arte e História - Ens. Médio... Seu projeto é excelente! Faremos algumas adaptações e aplicaremos em nossa escola... Com certeza será um sucesso!

    Parabéns pelo belo trabalho

    ResponderExcluir
  19. Oi Edma,
    adorei o teu projeto. Vou aproveitar algumas ideias. Bom trabalho e parabéns pela criatividade

    ResponderExcluir
  20. olá!adorei seu blog...sucessos......

    ResponderExcluir
  21. oiiiiiiiiii
    Gostei muito desta tua postagem sobre a Copa...
    tbm tenho um projetinho da Copa inserido no meu projeto anual p/ trabalhar nas diferentes disciplinas...Pesquisei algumas coisas no seu...se quiser pode conhecer meu blog! Parabéns!!! Pessoas como vc fazem a diferença na educação!

    ResponderExcluir
  22. olá!! Amei o projeto e vou adaptá-lo ao trabalho que vamos fazer com o Tema Copa do Mundo.!!
    Parabéns e que Deus ilumine sua mente e seu coração!
    Obrigado por colaborar e enriquecer a minha vida!
    Um grande beijo
    Elaine
    (Creche Escola espaço Crescer) Rocinha- RJ

    ResponderExcluir
  23. Copiei, agora vou comentar.

    O projeto copa está jóia!

    ResponderExcluir
  24. AMEI O PROJETO, OBGDA POR COMPARTILHAR.BJOS

    ResponderExcluir
  25. Adorei o projeto vou desenvolve-lo nas escolas onde trabalho.obgda por partilhar.

    ResponderExcluir
  26. Achei simplesmente maravilhoso, so vou tirar alguma coisa, afinal nao da mais tempo para ser trabalhado tudo que esta sendo proposto.

    ResponderExcluir
  27. Oi adorei esse projeto vou usa-lo na minha sala do 6°e 7° ano.

    ResponderExcluir
  28. Muito bom! Que tal acrescentar a música do tema da copa que foi um remix da música Wavin Flag, do cantor K’Naan, nascido na Somália e naturalizado canadense? Daria para trabalhar inglês.
    Obrigada e Parabéns!

    Shirlene Martins

    ResponderExcluir
  29. Parabéns pelo blog MARAVILHOSO!
    Estarei te seguindo e dando-lhe os créditos merecidos.
    Beijinhos...PAZ!

    ResponderExcluir
  30. oLÁ GOSTEI MUUUUUUUUUUITO DO BLOG DESTAQUEI MUITAS SUGESTÕES PARA TRABALHAR SOBRE A COPA OBRIGADA ADLUCIA DE SALVADOR

    ResponderExcluir
  31. Parabéns! Estava precisando de idéias para o projeto que desenvolveremos sobre a copa e o seu material é muito bom. Valeu!

    Ítala

    ResponderExcluir
  32. o SEU BLOG É SHOW,PARABÉNS PELO SEU TRABALHO!!
    bJS...VENHA CONHECER O MEU TBM...DIALOGOEDUCACAO.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  33. Adorei seu blog muito interessante vou levar seu projeto ao conhecimento dos meus colegas de escola como sugestão.Parabéns!bjos

    ResponderExcluir
  34. Obrigada pela ajuda!Não é atoa que adoro internet.abraçãoooooooooo!!

    ResponderExcluir
  35. Amei o projeto e o seu blog!!!
    Me ajudou mt!!!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  36. Ola! sou professor aqui na Bahia´adorei o seu blog muito bom eu tenho um mas não é tão bonito quanto o seu. Eu estava procurando um projeto e acabbei encontrando o deu blog. Meu nome é Edicarlos Reis, podemos trocar ideias moro em Euclides da Cunha - BA meu blog : edycarlosreis.blogspot.com já estou te seguimdo parabéns!

    ResponderExcluir
  37. Seu blog é maravilhoso e enriquece muito nosso conhecimento! Quem espalha o bem só colhe o bem1 Deus te abençõe!

    ResponderExcluir
  38. Excelente seu projeto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  39. Parabéns esse projeto é dez!!!!

    ResponderExcluir
  40. Parabéns, um excelente projeto..
    Obrigada por compartilhar...

    ResponderExcluir
  41. Parabens pelo trabalho e por compartilhar com tds....ficou muito interesssante o projeto...amei...

    ResponderExcluir
  42. MUITO OBRIGADA POR COMPARTILHAR. ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  43. Olá !

    Nada melhor do que em ano de COPA do MUNDO envolvermos nossos alunos nesse processo cultural. Parabéns pelo BLOG, serei uma visitante constante aqui. O PROJETO está muito bom ! Muita LUZ à vc, e à todos os colegas aqui !
    Bjinhos!
    Izabel (iza.biologia@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  44. Olá !

    Trabalho com animação infantil e adulta amei suas dicas ... parabéns!

    Caso alguém do RJ procure pelo mascote da copa do mundo para apresenta-lo em sua creche entre em contato com a Photo Fantasy Eventos

    contato@photofantasyeventos.com.br

    ResponderExcluir
  45. Sou diretor da Escola Monsenhor em Itaú de Minas e vou repassar este projeto para meus professores no blog cbcsitau.blogspot.com.br com os devidos créditos. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  46. adorei seu blog e as criativas ideias postadas nele
    Bjos
    izane

    ResponderExcluir
  47. Está de parabéns, seu blog é bem criativo!

    ResponderExcluir
  48. Amei seu projeto!
    Também peguei algumas sugestões emprestadas.
    Abraços
    Ana

    ResponderExcluir
  49. OI EDMA?SOU A GI PROFESSORA DO SEGUNDO ANO EM SAO BORJA RS.PARABÉNS PELO TRABALHO LINDOOOOOOOOO!!!PEÇO LICENÇA PARA USAR ALGUMAS IDEIAS EM MINHA TURMA!!!BJAO SUCESSO HOJE E SEMPRE!!!!

    ResponderExcluir
  50. Adorei todo o blog..Parabéns pelas ideias!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  51. SOU COORDENADORA PEDAGÓGICA E VOU TRABALHAR COM SEU PROJETO, GOSTEI MUITO. IREI FAZER SÓ ALGUMAS ADEQUAÇÕES A NOSSA REALIDADE.PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  52. OI!!! amiga gostei muito do seu projeto, vou me apropiar de algumas idéias p a elaboração do meu projeto na escola q trabalho.vc está de parabéns um grande abraço.

    ResponderExcluir
  53. Oi! Muito obrigada,me ajudou muito suas ideias para a copa.vou usar algumas.
    bj. Euzana

    ResponderExcluir
  54. Muito interessante e diversificado esse projeto para a Copa. Gostei muito e vou usar algumas idéias. Um grande abraço. Marisol

    ResponderExcluir
  55. Gostei muito do seu blog. Tá um doce

    ResponderExcluir
  56. Olá Edma. Estava a iniciar a preparação do meu projeto da Copa do Mundo 2010 e ao pesquisar, seu blog foi o 1º q apareceu.
    Amei, é fantástico! Apreciei tudo e confesso- lhe que irei aproveitar do seu talento para anexar algumas atividades a minha oficina.
    Beijos.
    ATT:
    Márcia Almeida
    Téofilo Otoni-MG

    ResponderExcluir
  57. Oi excelente o seu projeto parabéns, o utilizarei em minhas aulas. Beijos e abraços calorosos.

    ResponderExcluir
  58. Muito bom! parabéns pelo trabalho e com certeza vou aproveitar bastante as ideias!

    ResponderExcluir